Resposta Certa - David Nicholls (Resenha)

14:50:00








Título: Resposta Certa
Autor: David Nicholls
Nº de páginas: 352
Ano Edição: 2012
Editora: Intrínseca
Onde Comprar: Cultura/Saraiva/Submarino
Onde Encontrar: SKOOB











O livro "resposta certa" foi um dos livros que eu mais ansiava e esperava para ler, não só pelo fato de ter escutado e lido inúmeras resenhas falando bem do autor mas também por ter gostado da sinopse deste livro. Eu como sempre fui as avessas, comecei a ler o segundo livro do autor ao invés de começar lendo o aclamado livro "Um dia". Como tantos outros livros que eu espero ansiosamente, esse também gerei muitas expectativas e esperava algo maravilhoso, mas infelizmente me decepcionei um pouco. Achei muitos pontos positivos durante a leitura, assim como muitos pontos negativos.


Brian Jackson,é um jovem lindo, rico e popular? Não se engane. Nada disso. O livro conta a história de Brian Jackson, um jovem pobre de 19 anos que ganha uma bolsa de estudos para estudar em uma Universidade. O livro é narrado por ele em primeira pessoa que faz  nos sentirmos como se estivesse na sua pele em muitas situações digamos - um tanto inusitadas? Entramos nos pensamentos mais íntimos de Brian que não foge dos pensamentos e questões que encontramos muito nos jovens de hoje em dia, pois é um período de grandes mudanças e decisões. Além do sonho de entrar finalmente para a Universidade, Brian ainda anseia por outro tipo de sonho: Participar de um programa televisivo de perguntas e respostas - Desafio Universitário. Esse sonho vem desde os tempos que seu pai ainda era vivo, pois era nesses poucos momentos durante esse programa que eles assistiam juntos, que ele via seu pai sorrindo, de certa forma era algo muito importante para ele já que seu pai não sorria com tanta frequência.


Todos os jovens se preocupam com as coisas;é parte natural e inevitável de crescer.E,aos 16 anos,minha maior preocupação na vida era a de nunca mais alcançar nada tão bom,tão puro,tão nobre ou verdadeiro quanto o resultado do meu exame de admissão ao ensino médio - Fala do personagem Brian(pág 11)


Depois de entrar para Universidade, Brian tinha em meta muitos planejamentos em mente, e um deles era fazer amizades mas sem parecer um completo idiota. Mas não é isso que acontece, ele até consegue fazer amizades, mas a cada capitulo que você lê é uma mancada atrás da outra, ele simplesmente não consegue fazer nada sem se tornar uma grande confusão ou desculpem o termo "cagada", pois é realmente o que ele vive fazendo o livro todo. Ele passa por MUITAS situações desconfortáveis mesmo. Confesso que cheguei a gostar bastante do personagem no início do livro e também ri bastante em algumas situações depravadas do Brian. Mas depois de tantas situações desse tipo, será que ele não merecia fazer algo que realmente prestasse? Bem, ainda assim, não foi isso que aconteceu. Em alguns momentos acho ele um pouco confuso do que realmente quer fazer, até o que ele cursava que era Literatura Inglesa, ele escolheu pelo motivo de abranger vários assuntos que envolviam outras áreas também, pois era algo que tinha haver pelo fato de não saber escolher uma área propriamente dita.


Jackson? É claro que você pode estudar o que quiser. A avaliação crítica e o estudo da literatura, ou de qualquer manifestação artística, são coisas muito importantes para uma sociedade decente. Por que você acha que os livros são as primeiras coisas que os fascistas queimam? Você precisa aprender a se defender melhor. - Fala da personagem Rebecca(pág 89 e 90)


No meio dessas reviravoltas na história, ele ainda tem tempo de se apaixonar pela bela Alice Harbinson, super linda, popular e cobiçada por muitos. Muitas das mancadas que ele faz tem haver com ela, nas tentativas de conhece-la e se aproximar dela. Não gostava muito da Alice no início, mas depois com o decorrer da história você percebe que ela não é tão ruim e que futuramente acaba sendo uma amiga para Brian, não tão grande assim mas tudo bem.Outra personagem que gostei bastante foi Rebecca, uma estudante do curso de Direito, ela virou uma das minhas personagens prediletas que também considero como uma amizade bem importante para Brian. Cheguei a torcer para que os dois virassem um casal muitas vezes, pois gostei muito mais dela do que de Alice Harbinson. Já Spencer  foi um personagem que foi me conquistando aos poucos, ele é o melhor amigo de Brian, e só começa aparecer mais no livro na metade e final  da leitura, achei que até deveria ter mostrado mais a relação de amizade dele com o Brian, mostrado a importância que o Spencer realmente tinha para o Brian, pois foi pouco demonstrada.Tone, o outro amigo de Brian, tem a aparição muito ofuscada, mal aparece e também não é um personagem muito significativo para a história.

Não podia deixar de elogiar a escrita do autor que é impecável, e que já suspeitava que fosse pelas quantidades de resenhas positivas que vi falando a respeito disso. Ele realmente soube criar vários diálogos inteligentes entre os personagens que são super bem caracterizados e inteligentes, possuem personalidades bem definidas o que eu achei super positivo para a leitura. A forma como Brian vai contando os fatos de forma engraçada também gostei bastante, e me arrancou algumas risadas. A maneira como tudo foi retratado achei bem real e interessante. Não gostei do excesso de travessões que encontrei, além de ter encontrado também alguns "errinhos" ortográficos mas nada que realmente comprometesse a leitura, pelo menos não para mim, também devo mencionar que aprendi várias palavras novas que desconhecia o significado. No final das contas acho que o livro quer mostrar que nem tudo é como planejamos e esperamos, e ainda mais quando somos jovens, nem tudo acontece da forma que nós queremos. E que estamos a todo momento sujeito a mudanças na nossa vida seja elas sendo ruins ou não e de certo modo acabamos nos identificando bastante com o personagem Brian Jackson. Apesar dos pontos negativos que encontrei acho que é uma leitura que mereça recomendação sim.


Será que existe uma razão para a vida ser esse panorama contínuo de amizades arruinadas, oportunidades perdidas,conversas tolas, dias desperdiçados, comentários idiotas e impensados e piadas sem graça que ficam jogadas no chão à minha frente, contorcendo-se como peixes moribundos? - Fala do personagem Brian(pág 293)

Classificação(3 de 5)

You Might Also Like

17 comentários

  1. A cada resenha lida, eu fico com mais vontade de ler o livro. O ânimo cresce. A resenha ficou ótima, ainda não li nada do autor, mas quem sabe eu também não começe por esse.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que resenha ehn, está incrível. Gosto muito do autor, pois sou apaixonado pelo livro Um dia, estou muito ansioso para ler este livro por conta disso, espero gostar da história!!

    Beijos,
    David.H.S
    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero esse livro, sua resenha esta perfeita!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou louco para ler esse livro *_* mas assim como vc vi várias criticas positivas, mas também vi muitas negativas, mas mesmo assim está na minha meta U_U

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jeh, tudo bom?
    Que pena que o livro te decepcionou um pouco! Mas isso sempre acontece quando nossas expectativas estão lá nas alturas né? hehe
    Por eu já ter lido Um Dia, e gostado bastante, tô morrendo de curiosidade pra lê-lo. Espero que eu goste!
    Parabéns pela resenha, beijos.
    http://alanahomrich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hey
    Eu comprei Um Dia, ma ainda não li...
    Esse autor é bem elogiado pela blogosfera..e espero 'conhecê-lo' em breve haha
    Adorei a resenha e seu blog
    Estou seguindo

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Eu estou curiosa para ler esse livro, nunca li nada do autor, mas pelo o que você falou ele tem diálogos inteligentes e isso me chama muito a atenção em um livro. Adorei a sua resenha.


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  8. Oi Jeh, como vai as novidades? Estou louca para ler esse livro, esses dias fui na livraria e quase o comprei, mas por hora tenho que me controlar pra aquela listinha não aumentar mais haha. tenho muita curiosidade em lê-lo. Amei a sua resenha, e é assim mesmo né, sempre tem alguns pontos negativos, mas nada que não mereça nossas recomendações! rrsrs Boas leituras. Bjs
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei da dica!
    E adorei o blog!!Seguindo!
    Convido-a para seguir:
    eternamente-princesa.blogspot.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Eu já li "Um Dia" e amei. Por isso, quando você disse que se decepcionou um pouco com o livro fiquei alarmada! Ainda bem que os pontos positivos superam os negativos. Não vejo a hora de ler! :)

    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho "Um dia", mas ainda não, por isso não posso comentar sobre a escrita do autor.
    Mas falam muito bem desse David. Acho que é a primeira resenha de "Resposta certa" que leio. Não me interessei muito pelo livro, tenho outras prioridades no momento. =P

    ;)

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  12. Oi Jé,
    uma pena você não ter gostado tanto assim, mas continuo com vontade de ler esse livro :) sua resenha estava ótima!

    beijo,
    Letícia - umceudeltras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ótima indicação. Eu já havia lido sobre esse livro e me interessei bastante. Está na minha lista. HEHE'
    Té mais ;*

    ResponderExcluir
  14. Oiie , Adorei seu blog, Participa do meu ai Fazendo um Grande favor ! http://grudecomlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Já li muitas resenhas desse livro tbm, todas bem positivas, mas ainda não senti "aquela" vontade de ler..rsrs
    Mas quando tiver a oportunidade lerei :)

    Beijos.
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Oi, Jeh.

    É tão chato se decepcionar com um livro, né? Assim sou eu com Cinquenta tons de cinza. Mas, pela resenha, esse livro parece ser bastante divertido. Fiquei curiosa.

    Beijinhos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  17. Eu não fiquei atraído por nenhum dos livros do David, Um Dia foi super elogiado e já li resenhas que falam maravilhas dele, mas eu não sou um grande fã de romances, e depois veio esse Resposta Certa que apesar de ter uma trama mais atraente foi bem criticado nas resenhas que li.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visitinha,que sempre será muito bem vinda =)

Popular Posts

Instagram


Facebook