Estilhaça-me - Tahereh Mafi (Resenha)

17:13:00


                                                                                                                                                               







Título: Estilhaça-me 
Autor: Tahereh Mafi 
Nº de páginas: 304 
Ano Edição: 2012
Editora: Novo Conceito
Onde Comprar: Cultura/Saraiva/Submarino
Onde encontrar: |SKOOB|









Como começar falando de um livro que me causou inúmeras sensações? Desde que comecei a ler Estilhaça-me eu sabia que fazer uma resenha a respeito dele não seria uma tarefa fácil, pois por mais que eu escreva aqui, ainda assim não conseguiria transmitir tudo que o livro me passou. A cada capitulo lido sentia cada vez mais um profundo nervosismo, e ao mesmo tempo uma certa surpresa com o que ia acontecendo, a minha curiosidade também foi imensa a cada fato narrado na estória.


Estilhaça-me é um livro muito intenso e é narrado em primeira pessoa pela personagem Juliette, eu particularmente gosto muito de livros narrados em primeira pessoa, principalmente se a personagem principal me agrada. De alguma maneira sinto na pele tudo que a personagem passa, e isso é um ponto a mais para a leitura. Felizmente, a protagonista deste livro me agradou, então isso me fez torcer pela personagem desde o começo! 

Juliette é uma garota de 17 anos, que desde que descobriu que seu toque é Letal, tenta fugir amargamente dessa condição, ou melhor, tenta esquecer que ela possui algo tão horrendo correndo em suas próprias veias, pois para ela, isso é motivo suficiente para ela ser considerada um monstro.


Há dezessete anos tenho tentado escalar de volta, mas é quase impossível superar a gravidade quando ninguém está disposto a lhe dar a mão.Quando ninguém quer correr o risco de tocar em você.(Juliette, pág 27)

A estória é marcada por uma sociedade futurista, onde o mundo que nós conhecemos hoje não existe mais, pássaros não voam mais, a comida é escassa, o mundo está completamente em ruínas, enquanto isso o Restabelecimento (Governo) está com a promessa de que tudo vai mudar, de que tudo vai melhorar se acabarem com tudo que eles acham que provocaram essas catástrofes. O livro se inicia com Juliette trancafiada a 264 dias, ou seja, a 264 dias ela está longe do que se chama civilização, longe de tudo que ela possa tocar.


Não há arvores como antes, é o que dizem os cientistas. Eles dizem que nosso mundo costumava ser verde. Nossas nuvens costumavam ser brancas. Nosso sol era sempre o tipo certo de luz.(Juliette, pág 6)

Os pais de Juliette nunca aceitaram sua real condição, dessa forma, a única maneira que eles encontraram para esquecer que tinham uma filha com esse tipo de "poder", foi deixando que o Restabelecimento a levasse, protegendo assim todas as pessoas do seu toque. Ela nunca pode sentir o abraço, o afago, o carinho de alguém, e ela sofre amargamente por isso, tudo que ela quer é tocar, ser livre, assim como o pássaro que ela sonha todas as vezes...


Meus pais pararam de tocar em mim quando passei a engatinhar. Fiz meus colegas de classe chorar só por lhes segurar as mãos. Os professores me faziam trabalhar sozinha para que eu não machucasse as outras crianças. Nunca tive um amigo. Nunca conheci o aconchego do abraço de uma mãe. Nunca senti a ternura do beijo de um pai. Eu não sou louca.(Juliette, pág 23)

As coisas começam a mudar quando ela passa a conviver com um garoto chamado Adam em sua cela, isso a deixa extremamente atormentada, ela acha que sabe quem ele é, mas será que ele saberia quem ela é? Por muitas vezes Juliette tem os pensamentos excessivamente confusos, o livro é cheio de paradoxos , diante disso ela parece não saber o que quer, mas na verdade ela sabe muito bem o que ela quer. Ela no fundo não tem nada de ingênua, não faz o tipo da personagem "boazinha" demais(estilo Bella Swan), muito pelo contrário, ela possui um lado destrutível também, contra tudo aquilo que a possa ferir, contra toda a injustiça e crueldade que estão bem presentes na estória.

Depois da grande surpresa em sua cela, Juliette ainda tentará lidar com a entrada de um grande vilão, que deixa a trama bem mais intrigante e envolvente. Com seu comportamento extremamente frio e calculista ele fará de tudo para usar Juliette como sua arma. Diante dessa situação qual será a decisão de Juliette? Leia e descubra em Estilhaça-me.

Esse é o tipo do livro que você lê, e ainda fica pensando no que leu, pois nos leva a refletir e questionar sobre a sociedade em que vivemos, por mais que a história seja contada em um tempo futuro, não foge muito da realidade que nós temos hoje. Além disso, também temos bastante romance, o que também me agradou bastante. A estória possui muitas reviravoltas e ação! Em nenhum momento achei a leitura monótona, e quanto a capa e a diagramação, estão de parabéns.   

Então é isso, recomendo este livro para pessoas que gostam de distopia, é claro, mas também para pessoas que adoram um romance em meio a uma atmosfera cheia de acontecimentos intensos.

Estilhaça-me é o primeiro livro de uma trilogia.

Classificação(4 de 5)









You Might Also Like

28 comentários

  1. Eu já estava louca para ler esse livro, agora depois da resenha to quase pirando kkkk

    beijos; Giih
    cafe-com-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Comprei esse livro na Bienal desse ano, mas ainda não li, acredita ? :( mas pretendo ler ele esse ano ainda ksksksks

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de livros em primeira pessoa, mas se o personagem num ajuda fica msm mto dificil de ler !
    Tbm adoro distopias *-*
    vou dar uma procurada nesse livro depois
    bjos
    http://www.chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu quero tanto ler esse livro mas, a minha lista esta enorme :S
    Adorei sua resenha, um beijo.
    livrodagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Meu deus, preciso ler esse livro, tenho ele na estante a alguns meses mas ainda não li e não sei porque já que parece ser o estilo que eu gosto. Esse ano eu ainda leio *_*

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu amei esse livro, para mim estilhaça-me foi nota 5. É como você falou, é um livro que você lé e fica pensando *-*

    Beijos,
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  7. Oi Jéssica! Eu ainda não li este livro, mas parece ser muito bom. Eu prefiro narração em terceira pessoa, mas se o personagem é bom, em primeira fica legal.
    Ótima resenha, já passou da hora para eu ler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jeh.

    Estou babando de vontade de ler "Estilhaça-me", cada resenha que leio me deixa mais empolgada. Acho que será uma das minhas próximas aquisições.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Esse livro parece ser bem interessante. Deve ser bem interessante entrar nesse mundo da personagem, onde ela não pode tocar em ninguém! Está na minha lista! :)

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ganhei esse livro numa promo da blogosfera mas só devo receber mês que vem ainda... Não estou com muitas expectativas com a historia pois cada um fala uma coisa diferente... Eu vou ter que ler pra tirar minhas proprias conclusões mesmo rsrsrsrs
    Adorei a resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhhh já faz tempo que eu quero ler esse livro ele parece ser bem interessante! Amei a resenha! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hey
    Esse livro está aqui na espera.. e gosto de todas as resenhas que leio sobre ele.
    A sua não foi diferente, e que ÓTIMO que a protagonista não faz o estlo Bella. HAHA

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Já fiquei delirando..rsrs
    Imaginando um filme do livro...
    Uauu, seria muuito legal. Claro, mantendo o orginal ;)
    Já li algumas resenhas do livro e estou louca para ler!!!!

    Beijoooooo
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha, OMG, preciso de Estilhaça-me. Eu jurava que não era NADA DE MAIS, porém, acho que me enganei. É bem intenso e interessante né? Gosto de livros assim. Geralmente me prendem até a última página *-*
    Quero muuuuuito ler e sua resenha né? Me mandou comprar ASUIAIASUIUASIUAS
    Sucesso SEMPRE diva, beeijão :*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Ohhhhh Que resenha!! Já estava com muita vontade de ler este livro, agora fiquei MAIS ainda.
    Parabéns pela EXCELENTE resenha...

    Atenciosamente,
    David.H.S
    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Adoro distopias e estou curiosa com essa desde que foi lançada.
    Mas não quero mais trilogias, rs. Gosto de livros únicos!
    Enfim, vou tentar ler quando der.
    Beijinhos,
    parabéns pela resenha!
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. eu não gostei tanto desse livro, achei ele meio chato para ser sincera, pretendo ler o segundo para dar uma chance, mas não sei se continuou com os outros, a autora vai ter que me surpreender no próximo livro, mas adorei a sua resenha!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  18. Bom dia :)
    Como vai?
    Este livro parece ser bem interessante....como diria meu irmão "muito viajante" isso de poder e tal...mas adoro livros assim >.<

    Beijos e bom final de semana

    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  19. Menina, vc acredita que eu tenho esse livro há um tempo e ainda não o li! Rs... Me parece ser bem diferente e interessante. Eu até comecei a ler, mas o troquei por outro e agora tá lá... Esperando ser lido. Rs...

    Vou ver se o passo na frente. Adorei a resenha!!!!! Um super beijo!

    www.perdidasnabiblioteca.com

    ResponderExcluir
  20. Eu tô empacada na metade desse livro, ele é muito maçante, hahahaha. Mas que bom que você gostou. <3
    A resenha ficou ótima, Jess.
    Beijos.
    Amor, Ana.

    http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Já li o livro também! Ele é ótimo, né?
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  22. Oiie flor,

    Estava super empolgada para a leitura dessa livro, mas uma amiga me desenpogou, hsuahsua.
    Só que me comentaram que ele é 8 ou 80, para você ele foi 80 e para minha amiga 8!! Estou, novamente, empolgada e curiosa quanto a essa leitura :)

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. tenho muuuita vontade de ler esse livro, ele está na wishlist a muito tempo esperando pra ser ganhado hahaha, amei a resenha Jéssica!

    beeeijo
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Passando pra avisar que deixei um meme pra você lá no blog. <3
    Beijos.
    Amor, Ana.

    http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/2012/10/meme-11-perguntas-2.html

    ResponderExcluir
  25. Li muitas resenhas sobre esse livro, e a maioria diz que o livro foi razoável, mas mesmo assim eu quero lê-lo, tanto pelo enredo distópico e romântico quanto pela protagonista, que parece ser bem forte e decidida e nenhum pouco boba do tipo Bella Swan (algo que eu odeio).
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Eita, me lembrou um pouco o drama da Vampira de X-Men. Viagem, né? oaioaioaoioa' Você foi a primeira que fez eu realmente me interessar por esse livro *-* Ótima resenha!
    Até mais ;*

    ResponderExcluir
  27. Quando eu recebi esse livro, já corri para ler. Estava doidinha para ler e vou te falar: não me decepcionei nem um pouco. Eu AMEI esse livro. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  28. Foi a primeira distopia que li, e amei <3 Amei que tem o romance também, mas não deixa a ação de lado ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visitinha,que sempre será muito bem vinda =)

Popular Posts

Instagram


Facebook