Filme - A Onda (Resenha)

12:38:00

  



                                                         


Título Original: Die Welle

Direção: Dennis Gansel
Roteiro: Dennis Gansel 
Gênero: Drama
Origem: Alemanha
Duração: 101 minutos
Tipo: Longa-metragem

Sinopse
Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967. Assista ao trailer aqui


Resenha

A onda é um filme impactante, que aborda uma completa analogia ao Governo ditador de Hitler, apresentando exatamente de que forma uma doutrina ideológica nasce, mudando o comportamento de várias pessoas, seus corações e mentes de uma maneira tão absurda e cruel, assinala que a implantação de um regime totalitário e fascista como o de Hitler novamente não é algo considerado impossível.

“Hoje a gente não tem contra o que se revoltar. O que precisamos é de um objetivo comum para unir a geração.” 
O filme começa com uma semana de projetos, onde o professor Rainer Wegner, deveria ter escolhido o tema anarquia, mas pelo fato de ter chegado atrasado em uma reunião, outro professor acaba pegando o seu tema, então ele fica com o tema autocracia.

Percebendo o desinteresse dos alunos por esse tema, o professor acaba iniciando um novo método de ensino, método esse que ao invés de ficar apenas na teoria, trouxe para prática, dessa forma os alunos ficaram mais motivados, eles passam a eleger um líder(Rainer) o professor passa a discutir sobre o que uma ditadura precisa, sobre união, poder e disciplina, que seriam coisas exatamente que fariam parte dessa ditadura, e é em cima disso que Rainer passa a trabalhar nos alunos. 

No início, a animação toma conta de todos, então eles passam a ter muitas idéias, assim vão sendo usadas para compor o grupo que eles fazem parte, dessa forma não existe mais a divisão de "grupinhos" na sala, cada um passa a fazer parte de um único grupo, que resume bem a tal união e isso acontece ao mesmo tempo que  alguns alunos com opiniões e visões diferentes passam a não querer fazer mais parte daquela turma achando tudo aquilo uma loucura.

                                 

Os alunos que permanecem passam a criar um novo nome para o grupo "A Onda", como algo arrebatador que vai tomar conta de todos, pois é esse o objetivo deles, fazer com que todos façam parte desse mesmo grupo, além disso também criam uniformes e símbolos, o problema passa a se tornar grave quando isso começa a sair do controle, o fanatismo é tanto que eles acabam levando isso para fora da Escola, viram completos vândalos, pichando e colocando  adesivos com o simbolo da onda pela Cidade. O que era para juntar e unir as pessoas, passou a separara-las, pois quem não concordava e não aceitava isso, era discriminado.

                             

Geralmente os alunos que mais aderiram a onda, eram aqueles justamente que pelo fato de se sentirem sozinhos, por não ter uma família realmente presente, por terem problemas pessoais ou psicológicos foram facilmente manipulados, pois o que eles mais precisavam eles encontraram no grupo que passaram a fazer parte, encontraram a união. O filme nos leva questionar nossos valores, o que realmente somos, nossa identidade e até que ponto vale mesmo a pena lutar por algo? Será que vale mesmo a pena lutar por um pseudo ideal? 

                              

O filme retrata bem como acontece o nascimento de um regime fascista, e que ao final disso não foi algo nada feliz. A trama termina de uma forma bem trágica, abrindo um leque de questionamentos a respeito. Eu particularmente adorei o filme, não pelo fato de ser trágico, mas pelo tema em si que achei bem interessante e as reflexões que ele deixa acerca disso. Super recomendo, e com certeza é um filme que todos deveriam assistir.

                              

Deixo ao final o trecho de uma fala do professor Rainer Wegner, que achei bem interessante.

Vocês deixaram a sua liberdade pela luxúria de se sentirem superiores. Vocês aceitaram a opinião do grupo acima da sua própria convicção sem se importar com quem vocês magoavam. Todos vocês acreditaram que poderiam ir embora a qualquer momento que quisessem. Mas para onde vocês estavam indo? Até onde iriam? Olhem para o seu futuro! Sim, todos nós daríamos bons nazistas. Colocaríamos os uniformes, viraríamos a cara para nossos amigos e vizinhos deixando-os serem processados e destruídos. Fascismo não é uma coisa que outras pessoas fizeram. É exatamente isso aqui. Em todos nós. Vocês perguntaram como é que o povo alemão não fez nada enquanto milhões de pessoas inocentes eram assassinadas? Como eles poderiam dizer que eles nem sabiam? O que leva as pessoas a negarem a sua própria história? Bem, a história se repete. Todos querem negar o que aconteceu com vocês na ONDA. Mas eu digo que a experiência foi um sucesso. Vocês aprenderam que todos somos responsáveis pelas nossas próprias ações. E que vocês devem preferir se questionar do que se cegarem e seguirem um líder. E que pelo resto de suas vidas vocês não permitirão que a vontade de um grupo retire os seus direitos individuais. Eu sei que isso é doloroso para vocês. É também para mim. Mas é uma lição que todos compartilharemos para o resto de nossas vidas.



Classificação(4 de 5)











You Might Also Like

29 comentários

  1. Amei esse filme, justamente pela reflexão que ele nos provoca. Gostei muito da resenha, com certeza todo mundo deve assistir, uma ótima indicação.
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica!
    Este filme eu não conhecia, parece ser bem inteligente. Anotei a dica.
    Bom feriado.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante mesmo esse filme, não o conhecia, nem tinha ouvido falar ainda, achei bem legal o que deveria ser uma lição da escola, se tornar algo real. Quero ver *O*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  4. Gosto de filmes que causam impacto em quem assiste e tenho certeza que esse filme é assim.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de estudar sobre a segunda guerra mundial, ler artigos á respeito e principalmente sobre o que os judeus sofreram naqueles tempos, quando assisti esse filme fiquei um pouco chocada, até porque mostra que uma coisa como aquelas pode acontcer nos dias de hoje já que o filme é atual, com essa juventude imatura e preconceituosa, o q nos garante q uma revolta contra gays ou transexuais n vá se concretizar?

    ResponderExcluir
  6. Tá aí um filme que eu iria ADORAR ver. <3 Adoro filmes nessa temática e sei de muita gente que também gosta. Vou indicar. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Oi linda a sua resenha ficou incrível e eu não conhecia esse filme. O enredo é bem interessante e apesar de não fazer muito o meu estilo eu daria uma chance sim!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não é muito meu estilo de filme mas pra quem curte deve ser muito bom :D

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii Flor...
    Nossa parece ótimo o filme, nem conhecia.
    Vou procurar por ele.

    Beijokas!

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse filme mas segundo sua resenha achei ele bem interessante e fiquei com vontade de ver. Valeu pela dica!!!

    p.s. Obrigada por visitar meu blog querida!!! bjos e ótimo feriadão!!!

    ResponderExcluir
  11. O filme parece ser MUITO legal! Eu não conhecia, mas vou procurar na locadora ou na internet pra ver.
    Beijos, Carol
    Thousand Worlds

    ResponderExcluir
  12. Que resenha! *-* Meu antigo professor de História havia nos indicado esse filme, deu até muita vontade de ver na época. O que não se compara com agora! Assisti ao trailer do filme e sua resenha me deixou com vontade de baixar tipo já e assistir. >.< Ótimo post.
    Até mais ;*

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse filme, mas fiquei bem curiosa, adoro esse tipo de filme, pois parece que ele entra na nossa cabeça e fica martelando, tenho bastante curiosidade para ler!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  14. Nao conhecia esse filme. Gosto de assistir esse tipo pq é sempre bom lembrar da História e tal, e refletir tb... Fico meio indignada mas é pra isso que esses filmes servem hhehehe

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  15. Oi Jéssica. Não conhecia o filme, nem é meu estilo mas um dia darei uma chance para ele *_*

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia o filme, mas me pareceu tão interessente.
    Não vejo a hora de conferir. Até anotei aqui, é muito legal esses tipos de filme. Ótima dica!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  17. Acredita que nunca ouvi falar, mesmo com toda a repercussão mencionada?
    Estou meio por fora do ramo cinematográfico esses dias... =/
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia, parece ser bem interessante... rs
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie!

    Ainda não conhecia esse filme, mas fiquei interessadíssima agora. Adoro filmes assim, que parecem fortes e trazem alguma mensagem. Além disso, podemos até mesmo olhar ao nosso próprio redor e ver o que está errado. Ótima dica!

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. nossa, adorei o filme!
    com certeza vou assisti-lo ainda hoje kkkkk
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Jé,

    ADOREI! O filme parece fantástico!
    Eu gosto muito desses filmes com essa deixa para a reflexão. Vou procurar porque quero muito assistir!

    Beijuu

    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  22. Bom dia :)
    Como vai?
    Esse filme eu não conhecia :O
    Mas parece ser bom,nos faz pensar como seria um novo regime autoritário/marginal :O

    Beijos e cuide-se

    ResponderExcluir
  23. Oi, Jeh.

    Não conhecia esse filme, achei bom. O tema é muito forte também e o desenvolvimento da história parece impactante. Quando tiver a oportunidade, vou assisti-lo.

    Sua resenha ficou ótima, viu? Rica em informações. E eu amei as imagens escolhidas. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  24. Oii
    Achei a proposta do filme bem interessante. Quero ver!!

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o filme, mas fiquei bem curiosa. O tema do qual o mesmo trata é um dos meus prediletos, para ler e assistir é claro. Preferia que não tivesse acontecido.
    Vou procurar para assistir!
    Beijos,
    http://alanahomrich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Te marquei em um meme linda!
    Um beijo..
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/2012/10/meme-11-perguntas.html

    ResponderExcluir
  27. Ainda não conhecia esse filme, mas parece ser bem interessante :)

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Baixar o Filme - A Onda - Recomendado para educadores - http://mcaf.ee/qoh0u

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Confesso que até pouco tempo eu não conhecia esse filme. Meu professor de Psicologia Social II nos recomendou esse filme como parte de um trabalho para a próxima prova e assim que vi esse título por aqui, decidi dar uma espiada, o que foi ótimo porque até então eu não fazia ideia do que se tratava.
    Parabéns pela resenha *-* Com certeza já me ajudou a ter uma noção do que me espera. Só é uma pena ter um final tão trágico :/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visitinha,que sempre será muito bem vinda =)

Popular Posts

Instagram


Facebook