Memória Marte (Resenha)

08:40:00



















Título: Memória Marte
Autor: Gisela Santanna
Nº de páginas: 135
Ano Edição: 2010
Editora: Livre Expressão
Onde encontrar: |SKOOB|




A resenha de hoje é um de um livro que ganhei de uma promoção do blog da querida Isie Fernandes: Memória Marte. Gostei bastante de ter ganhado, mas gostei mais ainda de ter lido! Memória Marte não é um livro qualquer, ele nos leva a repensar, a refletir sobre nossos atos, coisas simples que fazemos, mas que refletem em nossas vidas provocando mudanças importantes. 

Memória Marte conta a história de Marte, não só de Marte, mas de Janaína também, pois suas histórias se intercalam ao longo da leitura. Janaína é atualmente uma mulher independente, bem realizada profissionalmente que não tem expectativa alguma de encontrar alguém para fazer parte de sua vida, ela é a nossa narradora em primeira pessoa, que se apresenta como a melhor amiga de marte, que segundo ela é o sujeito mais pacato que já conheceu. 

Esta é a história do cidadão pacato mais comum que já conheci. Ele costumava me dizer que ia ganhar o mundo com xadrez, nunca soube o que ele queria dizer com isso...(Pág. 13)
A partir do momento que Janaína conta sobre marte, ela começa a sentir saudade, é como se passasse a reviver tudo que passou com Marte, através de suas lembranças. Memórias que já estavam guardadas a sete chaves mas que agora voltam à tona fazendo-a repensar em tudo que já fez até agora, será que ela deveria ter agido diferente? E se tivesse feito tudo de outra forma? Ela conseguiria ser o que ela é hoje? 

Adorei a forma como a autora foi falando de várias situações que eles tiveram, umas bem divertidas e outras emocionantes!

Me peguei pensando no momento da leitura, em quantas vezes nós pensamos em atitudes nossas, e a repensamos, se aquilo era mesmo para ter sido feito ou não, acho que todos nós já estivemos na pele de Janaína algumas vezes. Não só em relação a alguém do passado, mas diversas outras coisas, o livro quer nós falar sobre o tempo, e todas as mudanças e escolhas que vem junto com ele.

Já faz sete anos, vou fazer 24 e trabalho com design gráfico e Web. E Marte? Não faço ideia por onde ele anda. Nunca mais liguei, nem em março nem em maio para desejar um feliz aniversário, mas ainda esperava que ele me ligasse em junho, ou julho...(Pág. 15)

Janaína começa a relembrar cada momento que teve com Marte, e algo inesperado acontece, Marte reaparece depois de sete anos, completamente diferente, e bonito. Janaína fica com grandes dificuldades de lidar com o ocorrido, e agora? o que ela fará? Ela conseguirá enfrentar as dificuldades que Marte causará em sua vida ou não?

Com o ocorrido, várias confidências de ambos vão sendo reveladas, o por que de Marte sumir de suas vidas, como eles  ficaram separados por tanto tempo...

Gostei bastante de como o desenrolar da história foi se encaixando até o grande desfecho, talvez a única dificuldade que eu senti um pouco foram as mudanças de presente e passado repentinas, algumas vezes me confundia, mas nada que comprometesse a sério a leitura, com certeza uma leitura indicada a todos.


Classificação(4 de 5)






You Might Also Like

23 comentários

  1. Olá
    Gostei bastante de sua resenha.
    Ainda não conhecia o livro, mas achei bem interessante!
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. gostei da resenha, mas o livro nao me chamou a atenção sabe

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor.
    Adorei sua resenha.
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante.
    Eu gosto de livros que tem essa passagem de tempo... rs
    Beijinhos
    http://www.fulanaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi eu não conhecia esse livro mas eu gostei bastante da sua resenha, a história parece ser bem interessante! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Livro curtinho com umas questões reflexivas legais, né?
    Hum, acho que eu o leria.

    Muito boa a sua resenha. ;)

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  6. Gosto de livros assim que nos façam pensar e refletir sobre nossos atos

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  7. Livros com grandes desfechos são para mim mesmo! rs
    Onde está esse livro que nunca ouvi falar dele?
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinícius.

      A Gisela Santanna é minha amiga, ela distribui o livro por conta própria. Caso tenha interesse em adquiri-lo, fale com ela pelo Twitter @Giasantanna.

      Beijos!

      Excluir
  8. Oi!
    Adoro quando os acontecimentos vão se juntando até o final e, ainda mais, gosto muito de livros que nos fazem pensar e refletir sobre todo tipo de coisa em nossa vida.
    Ótima resenha, não conhecia o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Não conhecia esse livro, mas adorei a sua resenha.
    Parece ser uma leitura agradável e bem desenvolvida, aprecio livros assim!
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Agradeço muito a resenha... que bom que o pessoal tá gostando.
    O livro é uma edição limitada, infelizmente. mas mais pra frente vou fazer a versão em ebook para todos! rs
    Obrigada MESMO!
    Att.,

    ResponderExcluir
  11. Olha, não conhecia esse livro! É uma ótima dica, ele parece ser muito legal de ser lido pelo desenvolvimento. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Flor, esse livro nao me atraiu
    nao sei pq, mas nao senti vontade de le-lo ;s
    Qem sabe se um dia eu ler eu mude de ideia :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante da resenha,é uma otima dica! Seguindo

    http://make-a-nail-art.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Jessi :))

    Não conhecia o livro e a história parece muito bonita!
    Mas não é um livro que desperte muito meu interesse em ler (pelo menos no momento rsrs).

    Beijão linda
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Jéssica, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas parece muito uma história que eu leria e provavelmente gostaria.
    Acho muito legais essas histórias que alguém some e volta anos depois - na maioria das vezes, bonito hahahaha
    Beijos, Carol - Le-Rêveur

    ResponderExcluir
  16. Oi, Jeh.

    Finalmente consegui vir aqui para comentar. Fico contente que tenha gostado, eu também amo Memória Marte. O Marte é mesmo tudo de bom, aquela mistura de menino com homem responsável que a gente gosta. Um livro emocionante, sem dúvida.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  17. Olá Jéssica *_*
    Primeira vez que vejo uma resenha sobre o livro, não sei se eu leria, mas se estivesse com ele em mãos, acho que daria uma chance. Gostei da resenha :D

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Muito fofo seu blog, adorei <3
    Parabéns pela resenha, o blog esta ótimo ! e já estou seguindo.
    Convido você e seus leitores a seguirem o meu
    (http://lendoeaprendendoblog.blogspot.com.br/) -> tire os parenteses, beijos.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom! Parabéns.
    Depois olha os novos textos em meu blog → http://diogo-pimenta.blogspot.com.br/

    Um forte abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  20. Hey
    Ainda não conhecia esse livro!
    Gostei muito da resenha, a história parece ser bem inteligente.. pelo que entendi mostra a 'evolução' da protagonista depois que o melhor amigo some...

    sucesso para a autora, espero ler algum dia :D

    Bom feriado pra vc
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro e nem a autora, achei a capa tão legal hahaha.
    Ah, tô seguindo você!

    Um beijo, Karine Braschi.
    http://geekdebatom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Jessica, quanto tempo!
    Ainda nao tinha ouvido falar sobre este livro!
    mas gostei bastante da sua resenha e do assunto.
    acho q vou dar um chance em breve :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visitinha,que sempre será muito bem vinda =)

Popular Posts

Instagram


Facebook