Garota Exemplar - Livro + Filme ( Resenha e impressões)

19:15:00





LIVRO






Título: 
Garota Exemplar
Autor: Gillian Flynn
Nº de páginas: 448
Ano Edição: 2014
Editora: Intrínseca
Onde Comprar: Cultura/Saraiva/Submarino
Onde encontrar: |SKOOB|







" Suponho que estas questões pairam sobre cada casamento: O que você está pensando? Como você se está sentindo? Quem é você? O que fizemos um ao outro? O que vamos fazer? "(Nick Dunne)

     Garota Exemplar foi um dos melhores livros que já li até o momento, a autora escreve de forma magistral e impecável uma relação tumultuada em meio a um casamento que trás uma atmosfera cheia de segredos, intrigas e mentiras. A trama conta com personagens muito bem construídos, que você não sabe se ama ou odeia. Eles fazem você mergulhar tão profundamente na vida deles, de uma forma tão intensa, que você consegue imaginar e adentrar nos acontecimentos, se envolvendo cada vez mais nessa história permeada de mistérios e ilusões, sem saber se devemos acreditar neles. Garota Exemplar vai nos mostrar que nem tudo o que nós pensamos ou imaginamos é o que parece, permitindo dessa forma uma reflexão acerca de nossos relacionamentos, da vida e sobre si mesmo(a).


"Como uma criança, eu me imagino abrindo seu crânio, desenrolando seu cérebro e vasculhando-o, tentando capturar e fixar com alfinete seus pensamentos." 


     A história do livro se inicia a partir do aniversário do quinto ano de casamento entre Nick Dunne e Amy Dunne, e nesse dia acorre o desaparecimento misterioso de Amy. Quando Nick chega em casa, após umas conversas com a sua irmã gêmea no bar (que eram deles), ele encontra a porta escancarada, e percebe móveis revirados em sua casa, como mesa caída, cacos de vidro pelo carpete, livros espalhados pelo chão e até o pesado divã antigo estava de cabeça para baixo.  Nesse momento, Nick entra em desespero e começa a chamar o nome de Amy, mas nada dela aparecer. E logo após esse terrível acontecimento Nick vira o principal suspeito pelo desaparecimento de Amy.


" Há algo de perturbador sobre recordar uma memória quente e sentir-se completamente frio. "

     Conforme vamos dando continuidade a leitura, percebemos que o livro vai intercalando entre capítulos sendo narrados por Nick e outros capítulos sendo narrados por Amy através de um diário, nós vamos adentrando nos pensamentos de ambos, e conhecendo melhor esses personagens, entendendo como eles se sentiam dentro do seu relacionamento, o que gostavam ou não gostavam, suas angústias, inseguranças e anseios. Mas será que tudo aquilo que Amy havia mencionado em seu diário seria verdade de fato? Ela era quem nós pensávamos? E Nick? Não estaria escondendo algo? Muitas dúvidas pairam no ar a respeito de ambos, e isso foi me deixando cada vez mais na expectativa do que estaria realmente acontecendo. Foi interessante notar como esses personagens foram demonstrando surpresas em seus comportamentos ao longo da história, me surpreendi em muitos momentos, e adorei essa sensação de mistério em torno da trama. 


" O quão bem você consegue conhecer a pessoa que você ama? "


     Acredito que Nick e Amy, eram duas pessoas que pareciam estar destinadas a ficarem juntas, que pareciam ser perfeitas uma para outra, mas até que ponto isso era real? Eu via muito o relacionamento deles como algo idealizado, o tipo de coisa que nós arquitetamos e produzimos em nossa mente quando estamos apaixonados por alguém, nós montamos algo em nossa mente que nós queremos e projetamos tudo aquilo que queremos em cima dessa pessoa, mas ao longo da convivência vamos percebendo os defeitos dela, que podem nos frustrar, e muitas dessas descobertas podem ser coisas que jamais imaginamos, umas conseguem lidar com as diferenças e se manter em uma relação saudável e outras não. A meu ver, Nick e Amy, foi mais um desses casais que criaram uma idealização acerca de um e de outro e acabaram consumidos por isso, e quando viram a realidade em sua cara, não conseguiram lidar com isso, fazendo com que ambos se odiassem, construindo um relacionamento cada vez mais tumultuado e fadado ao fracasso. 


" Como passar por uma porta. Nosso relacionamento imediatamente se transformou em tom sépia: o passado. "

     Este livro me reservou muitas emoções, e sim, é um livro que também me chocou em vários aspectos, que te faz acordar e refletir. Nós não conseguimos gostar de fato dos personagens ao ponto de amá-los e torcermos por eles, por que ambos possuem características que nos deixam sempre por um fio, sem saber se podemos confiar neles ou não, mas precisarmos nos lembrar que Nick e Amy, antes de tudo, são seres humanos, com suas imperfeições, imprevisibilidades  e que estão longe de serem pessoas perfeitas, assim como todos nós. E que nunca sabemos até onde podemos ir e nem do que somos capazes. Gillian Flyn conseguiu me tocar de uma maneira positiva com sua história, o livro está mais do que indicado, um suspense  de tirar o fôlego que eu não consegui descansar até que não chegasse a última página. Ele teve um final nada clichê, que me surpreendeu bastante. 



FILME


     O filme pra mim conseguiu passar toda a essência do livro, apesar (como sempre) de algumas diferenças nos detalhes, mas nada que comprometesse o filme como um todo. Gostei bastante da escolha dos atores para interpretar Nick e Amy, eles conseguiram se encaixar muito bem em seus papéis, sem parecer superficial ou forçado. 

     O Ben Affleck conseguiu retratar perfeitamente bem o Nick do livro, no seu jeito amargo, evasivo e até por vezes dissimulado que passamos a observar na história, já em relação a Rosamund Pike, eu fiquei sem palavras para a interpretação maravilhosa dessa atriz, ela conseguiu passar todos os atributos, toda a essência e mente doentia da personagem de forma exemplar (ela realmente foi uma garota exemplar de fato). 

    Achei a trama envolvente, perturbadora e obscura, com pitadas de suspense psicológico que me agradaram bastante. Assim como no livro, o filme também vai intercalando momentos de passado e presente na relação de Nick e Amy, que vão sendo contados através do diário.

    Vamos acompanhando todas as mudanças dos personagens conforme a história vai acontecendo, aos poucos nos deparamos com as descobertas, surpresas e revelações que até então estavam trancadas na relação tumultuada de ambos, deixando nós espectadores cada vez mais receosos para saber o desfecho da trama. 

     Então para mim, livro e filme, merecem ser lidos e vistos. Não procurarei me esticar muito em relação a história, pois ela já foi contada anteriormente em minha resenha do livro e gostaria de deixar a resenha sem spoilers, para que não estraguem as surpresas para as pessoas que não leram ou nem virão o filme. Então, para quem se interessar pelo filme, deixo abaixo o trailer do mesmo.





TRAILER




Classificação(5 de 5)












You Might Also Like

13 comentários

  1. Isso não é uma resenha, é um convite e tanto para ler o livro e depois conferir o filme. Me pego agora inquieta e cheia de vontade de ir atrás do livro, como não fiquei há algum tempo atrás quando a blogosfera foi invadida pelas resenhas. Talvez esse livro e filme seja uma boa quebra na minha sequencia de romances históricos.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. I've never heard about book and film, but looks interesting!

    I hope that you visit my blog too and maybe follow: SPIKED-SOUL.BLOGSPOT.COM :)
    And please click this link: choies.com/product/monochrome-stripe-print-lined-chiffon-palazzo-pants_p66885?cid=6460jesspai THANK YOU :)
    Have a nice day!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Garota Exemplar! Já assisti ao filme e curti bastante. Abraço!


    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu não curti o livro, mas ainda quero conferir o filme. Não nego que a autora é talentosa, mas o meu problema com a história foi odiar demais o casal. No entanto, li outros livros da autora e gostei muito.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oiii! eu não li o livro ainda, mas li muitas resenhas positivas e em relação ao filme tb. Eu ainda quero ler e assistir ao filme, espero tb ficar chocada com os aspectos da história pq é tão bom quando isso acontece rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    Pop Notas

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu fiquei loucona com esse filme... Totalmente incrível.
    Preciso ler o livro, mas ainda não tive a oportunidade. Certeza que vou querer acompanhar os lançamentos da autora que é muito inteligente e envolvente.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,
    Como vai,querida?
    Acredita que não li o livro nem vi o filme ainda? :(
    Mas, eu sou do contra, e gosto do Affleck e to querendo assistir :)

    Beijos e tenha uma excelente semana

    ResponderExcluir
  8. Ameeeeu essa indicação! Eu só conhecia esse livro de nome e nem sabia que tinha o filme. Mas depois de ler sua resenha, eu achei o enredo muito interessante e fiquei com vontade de conhecer melhor essa história.
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sempre vejo resenhas positivas sobre esse livro e filme, tenho muita vontade de ler e assistir porque parecem ser ótimos. Adorei sua resenha!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  10. Assisti o filme e realmente é muito bom, nos prende pela dúvida do que afinal realmente está acontecendo, e nos surpreende. Imagino o quão o livro seja bom também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Garota Exemplar é um dos melhores thrillers que eu já li. Sem dúvida um dos meus livros favoritos da vida. Também fiquei muito surpresa (e chocada!) com o final. Coragem da autora, né?
    Também gostei muito do filme. É tão raro vermos adaptações fazerem jus ao original, mas essa conseguiu.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi! Eu vi o filme e amei! Não consegui desgrudar o olho nem um minuto hahaha... pensei que era uma coisa, depois foi outra totalmente diferente do que havia pensado anteriormente. Fiquei muito curiosa para ler o livro. :) Adorei essa resenha dupla!

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura
    http://www.saletadeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Também li e achei incrível! Acho que mostra muito bem como é um casamento, quando ele não está indo bem. (Tirando obviamente as coisas doentias que os dois fazem)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visitinha,que sempre será muito bem vinda =)

Popular Posts

Instagram


Facebook